Foto: Marcelo Andrade

Localizada na região sudoeste do estado da Bahia e tendo a cafeicultura e fruticultura como atividades econômicas principais, o município de Itiruçu situa-se a 800 metros de altitude apresentando clima ameno com temperatura média de 20 °C, chegando a 09 °C nos períodos de inverno.
Distante 329 km da capital, Salvador, a cidade faz divisa com os municípios de Jaguaquara, Lagedo do Tabocal, Lafaiete Coutinho e Planaltino, apresentando as seguintes características:
População estimada em 15.000 habitantes;
Número de empresas com CNPJ ativo: 116

Produção:
A atividade agrícola é a principal fonte de renda do município, envolvendo práticas de cafeicultura, fruticultura, horticultura, mandiocultura e citricultura.

Comunicação e transporte:
A infra-estrutura de comunicações local abrange as regiões urbanas e rurais com linhas telefônicas domiciliares na zona urbana e distritos, além de postos nos demais povoados. A malha viária se estende a todas as regiões havendo permanente manutenção das estradas vicinais, exceto as vias estaduais que requerem serviços de recuperação.

Energia:
Cerca de 95 % da área total do município é beneficiada com energia elétrica, havendo apenas alguns lugarejos que ainda não obtiveram esse beneficio.

Potencialidades Naturais:
O município está inserido uma zona de transição entre os biomas Mata atlântica e a Caatinga tendo assim uma flora e fauna bastante diversificada, apresentando matas ciliares no entorno de suas nascentes e afluentes que escoam suas águas para a bacia do rio Jiquiriça e a bacia o rio de Contas. Nesse sentido o território de Itiruçu se torna privilegiado oferecendo aos amantes do ecoturismo e esportes ligados a natureza uma gama de paisagens naturais de tirar o fôlego, e em particular para o Mountain Bike (ciclismo em montanha) que é beneficiado pelo seu relevo bastante irregular, o que torna um desafio maior para os amantes desta modalidade.